Um blog para loucos e para raros.

Beleza auditiva na medida certa

Dupla She & Him compõe pop perfeito do início dos sixties transbordando originalidade em plena decadência das gravadoras que criaram o status quo dos hits de 3 minutos para rádios e paradas.

Quando Zooey Deschanel pronunciou as seguintes palavras “One day you’ll be cool” ao interpretar a irmã mais velha do menino que queria ser jornalista de rock em Quase Famosos, mal sabia ela que esta frase serviria para si anos depois. Zooey conseguiu ao formar o duo She and Him – juntamente com seu parceiro M. Ward – e lançar (mais ou menos nesta mesma época só que há um ano atrás) o álbum mais ‘cool’ de 2008, sendo o mais pop e sessentista possível.

Calcada nas vocalizações de grupos pop como Beach Boys, a dupla She & Him montou um caleidoscópio de referências de época. Basta ouvir a canção ‘Why Do You Let Me Stay Here?’ e logo a pergunta surgirá: essa música não foi um hit nas paradas dos anos 60? Não, mas poderia. Ela tem o apelo certo, é leve e contagiante, uma canção pop perfeita que se faz incontrolável em sua audição e, mesmo assim, não fica cansativa. Para fortificar essa impressão, Zooey abusa de seus dotes de atriz e atua com animações no clipe da música (assista logo abaixo), seus vestidos tipicamente de época também ajudam a formar o clima.

Mas voltando ao álbum, a maioria das canções de Volume One não ultrapassam os três minutos, a abertura é certeira com ‘Sentimental Heart’, simplesmente bela. Zooey tem uma voz certa para esse tipo de música, e seu parceiro Ward abusa sabiamente de violões. Há também pianos flertando com violões, belos slides puxando as boas lembranças de verões felizes. Cordas aparecem e desaparecem para não deixar o clima incompleto e deixar aquela sensação de primeira metade dos anos 60 aflorada.

Ainda se encontra muito de Beach Boys como influência permanente, mas há também alusões ao folk californiano,  country e ao  soul, além de toques de Todd Rundgren, Ronettes e, obviamente, uma sensação Carpenters. São os ecos de Pet Sounds ainda fazendo sinapses.

Why Do You Let Me Stay Here?


Anúncios

Uma resposta

  1. Dani

    O disco da dupla she e him é simplesmente viciante.

    5 março 2009 às 19:56

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s