Um blog para loucos e para raros.

Saindo do Forno: Labiata, Lenine

O mês de setembro marca o retorno de Lenine ao olho do furacão da indústria musical.  O quarto álbum de estúdio de sua carreira solo leva o nome de uma orquídea tipicamente nordestina, Labiata, e  é composto apenas de material inédito, algo que Lenine não apresentava há 6 anos, desde que soltou Falange Canibal. Durante esse período, apenas produtos ao vivo foram lançados com poucas novidades, embora o cantor pernambucano considere que estes tenham um “caráter de ineditismo”, como o próprio gosta de falar, devido não só  pela existência de composições inéditas, mas também aos arranjos para as canções já conhecidas, bem como a estrutura de apresentação (In Cité, o violão de Lenine era acompanhado apenas da baixista cubana Yusa e do percussionista Ramiro Mussotto; já o Acústico MTV, embora tendo seus velhos escudeiros de banda, há  orquestrações, novos arranjos, participações especiais, e claro, material inédito).

Agora, a esfera novamente se volta para o ponto de total “ineditismo” com Labiata. Com o primeiro aroma do álbum, a música ‘É o que me interessa‘ disponível para download no site do músico, transparece a singela escolha do nome, estando no mesmo clima da canção ‘Paciência‘, adicionando a curiosidade de que ambas acabaram como trilhas de novela – outro fato corriqueiro no currículo de Lenine. Outros excertos do álbum refletem bem as características primárias do som de Lenine: o violão percussivo, arranjos elaborados, e a mistura de ritmos típicamente brasileiros com as modernidades da cultura globalizada. Os compositores Bráulio Tavares, Carlos Rennó, Dudu Falcão, Paulo César Pinheiro e o conterrâneo Lula Queiroga continuam no time como parceiros de composição, já que Lenine sempre declara que é incapaz de compor sem a participação dos amigos: “O que eu faço melhor é juntar pessoas. Nunca fiz um trabalho sozinho, nunca acreditei nisso. Fazer discos e compor é uma ferramenta de aproximação, de aprofundamento de relação. Minha música é reflexo disso”, garante. Outra experiência de composição de Lenine “em busca da beleza” está na parceria com Arnaldo Antunes que comparece inusitadamente em “O céu é muito”, e na alegria de pai, ao ter os três filhos participando do álbum.

Labiata foi produzido com patrocínio do projeto Natura Musical e gravado em vários estúdios, embora finalizado na Inglaterra, no estúdio Real World. A distribuição do álbum ficará a cargo da multinacional Universal Music. O público pode conferir todo o processo de gestação de Labiata através do blog oficial do cantor, e também pelo seu canal oficial no You Tube.

Anúncios

7 Respostas

  1. Vamos ver se a parceria com o Arnaldo ficou boa.

    1 setembro 2008 às 14:26

  2. adoro suas visitas ao rebloggando. tem sempre um piteco dos bons largado por lá, quando vc vai.
    o meu guitarrista melhor do mundo sempre foi roy buchanan com – adoro dizer isso – a sua violinha de brinquedo. repara nos filminhos como eles se entendem. é com a simplicidade de quem manuseia um brinquedo. se a nancy fosse daquelas cheias de traquitanas não ia combinar. fala sério.

    quanto a vc, está me fazendo prestar atenção no lenine. beijo.

    6 setembro 2008 às 7:56

  3. Dani

    Lenine canta para a alma das pessoas…. tenho certeza de que LABIATA será mais um belo disco em sua prolífera carreira.

    18 setembro 2008 às 16:29

  4. Fabrício Silva

    Essa parceria com o Arnaldo faz aumentar a curiosidade.

    26 setembro 2008 às 10:53

  5. Cara, obrigado pela visita e pelos comentários tão legais lá no blog. Um abraço!

    26 setembro 2008 às 18:58

  6. ólhaquí, mudar tudo bem … tb já fui vítima dessa decisão insana … porém, mudar e abandonar a casa aberta, luzes acesas, tv ligada, som nas alturas …. ahh!!! nããããããão … assim é demais!!!!

    12 outubro 2008 às 9:41

  7. cadê vc homem de d’us?!?!?!?!!?!?!?! escrevi sobre o super vagaba … rsrs …. e nem tenho vc lá pra me apoiar ….

    12 outubro 2008 às 9:42

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s