Um blog para loucos e para raros.

PARA TRAZER PAZ DE ESPÍRITO

Ben Harper & Blind Boys of Alabama

There Will Be A Light

2004

Unir tradição e revolução musical não é trabalho para qualquer artista. Mas, se tratando de Ben Harper, o assunto pode gerar essa improvável reunião. Para findar isso, ele se aliaou ao grupo de cantores Blind Boys of Alabama, e lançou no mercado em 2004, o premiado álbum There Will Be A Light. Nele, o músico californiano demonstra toda a sua bagagem religiosa e musical – rock, blues, jazz, reggae e principalmente gospel – temperado com o estilo refinado do afinadíssimo grupo vocal.

As gravações foram retiradas de duas sessões de estúdio, mostrando composições que trazem spirituals, cantos dos escravos negros do Mississipi, juntamente com o distinto e passional canto gospel. Ben Harper deixou de lado as distorções e produziu um álbum delicado, mas cheio de vida e swing. O timbre de seu Weissenborn – espécie de violão tocado sentado com um slide e corpo e braço ocos, feitos de uma peça só de madeira – rege as cores em ‘11th Commandment, um belo instrumental solo, em que o músico californiano deixa aflorar todo o seu sentimento. Além dos Blind Boys, que trazem um brilho forte para canções como ‘Take My Hand’, ‘Satisfied Mind, e a faixa título, Harper continua muito bem escudado pelos companheiros da Innocent Criminals. Marc Ford, ex-Black Crowes, é o guitarrista nessas sessões, e Jason Yates, além de contribuir com os teclados na banda, desenhou a arte gráfica do álbum. Com dez canções inéditas, e quase quinze pessoas nas sessões, apenas ‘Picture of Jesus, do álbum anterior, Diamonds on the Inside (2003), ganha uma nova leitura, mais gospel.

There Will Be A Light é um trabalho que carrega toda a emoção – cultural, musical e histórica – do povo negro americano. Suas raízes africanas, sua fé, seus sonhos e redenções estão expostos num álbum com um efeito pacificador na alma. Realmente trazendo um pouco de luz, para a escuridão que é o cenário musical no novo século.

Mais Ben Harper? Leia a resenha do álbum Lifeline clicando aqui!

Anúncios

4 Respostas

  1. Anonymous

    There Will Be A Light, particularmente é meu disco preferido…pelo simples fato de ser melodioso,aprazivel e suave….
    Ben Harper consegue surpreender sempre…um nitido exemplo é a versão sublime para Sexual Healing,sempre achei que essa musica deveria ser apenas de Marvin Gaye, mas depois de escutar a roupagem extremamente elegante dada por Ben Harper…. percebi que ela poderia ficar ainda mais bela e charmosa….

    25 julho 2007 às 19:57

  2. fran

    fiquei curiosíssima pra ouvir!! Realmente, deve ser uma maravilha!!
    Valeu a dica!

    26 julho 2007 às 8:41

  3. cfc

    Valeu pelo link Giul, queria ouvir esse álbum faz um tempão. Abraço
    César

    3 outubro 2007 às 8:23

  4. Anonymous

    Há um tempo estava procurando as incursões do Marc Ford e lí aqui sobre esta participação nesse grande trabalho do Ben Harper. Baixei e voltei aqui pra dizer que a dica é muito válida. Agora é ouvir os bons sons.

    24 fevereiro 2008 às 14:10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s