Um blog para loucos e para raros.

O FILÓSOFO DO ROCK

ZAPPA – Detritos Cósmicos (livro, 2007)

Com as parcas investidas na literatura musical no país, há poucos lançamentos deste estilo que agregam a biblioteca dos interessados em música, afins de momento e fãs de carteirinha de determinados artistas. Apostando neste filão, a Editora Conrad está mais uma vez desbravando barreiras comerciais e põe no mercado uma ótima referência para tentarmos entender um pouco do complexo pensamento musical e sociológico do grande pensador-maestro-guitarrista-e-crítico-ferrenho-do-way-of-life-americano, Frank Zappa.

Capitaneado pelo jornalista Fábio Massari, especialista em música e um estudioso do pai da Mothers of Invention, o livro Detritos Cósmicos traz um apanhado de artigos, entrevistas e mais uma seleção da melhor e mais relevante safra do prolífico guitarrista e quase candidato a presidência dos EUA se não fosse sua morte prematura em decorrência de um câncer na prostata em 1993.

Zappa não pode ser rotulado como rock, jazz, ou qualquer outra segmentação. Do seu início com a psicodelia de Freak Out!!! passando por obras que mesclam o jazz mais quebrado e roqueiro do mundo (vide Waka-Jawaka e Hot Rats), até as viagens de pura tiração de sarro de vários outros álbuns – destaque para a pirada Baby Snakes, do álbum Sheik Yerbouti – os sons saídos da cabeça de Zappa são um mundo a parte na história da música contemporânea.

Além das palavras de Massari, o livro é recheado da vida e a sobrevida do narigudo músico através das viagens físicas e espirituais, visuais e auditivas em depoimentos emocionados, ilustrações e pirações de especialistas – em alta ou baixa escala – que provavelmente tentaram entender a cabeça do gênio, mas acabaram se rendendo a sua completa e complexa obra. Entrevistas obrigatórias fazem do livro um instrumento necessário para tentar desmembrar umas das cabeças mais malucas e criativas da música.

Depois desta maravilhosa introdução ao excêntrico universo de Frank Zappa, apesar de o livro conter grande material bibliográfico, resta a Massari começar a escrever a biografia brasileira definitiva deste gênio musical incompreendido.

Não conhece o Zappa? Então veja o que ele é capaz de fazer:

Anúncios

4 Respostas

  1. Fabrício

    Eu não entendo o ZAPPA!

    27 março 2007 às 23:58

  2. Ana Alice

    eu também não, mas entendo o massari. um dia eu leio esse livro em homanegam a ele. Mas apóio a companha para que o reverendo coloque logo no papel a nossa história nesse reino ensandecido.

    9 abril 2007 às 16:46

  3. Muito o seu Blog ate mais!

    10 junho 2009 às 11:24

  4. Nossa, esses dias estava correndo que nem maluco atrás de alguma obra brasileira deste freaky genious.

    A obra conta detalhes biográficos da passagem de Zappa por outros grupos ou mesmo suas experiências com sonoridades mais experimentais?!?

    Como se já não bastasse a dificuldade de compreender Zappa, ainda temos muito pouco material consistente para pelo menos conhecê-lo um pouco mais.

    Enquanto a biografia completa (prometida) não sai, vou ver se me ajeito para comprar este livro.

    Abraços,
    Tiago

    15 maio 2010 às 1:28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s